CSS Hover Menus Css3Menu.com

 

O QUE É DANÇA ESPORTIVA
Karabey Stokkebroe Soale

 

  • O que é Dança Esportiva?
Dança Esportiva é um esporte, definido como dança aos pares, constituídos por um homem e uma mulher, ou apresentada por vários pares dançando juntos de forma combinada. Usam a técnica apropriada e interpretação artística com o objetivo de produzir uma performance altamente disciplinada.
Devido às suas características, a Dança Esportiva agrega a seus praticantes valores esportivos e educacionais como benefícios físicos, hábitos saudáveis, disciplina, integração, respeito, cooperação e muitos outros. Por esses valores, pode ser praticada por grupos de diferentes idades e portadores de necessidades especiais, independente do envolvimento com competições.
Os campeonatos mundiais são realizados nas quatro seções abaixo:
- Danças Standard: valsa lenta, valsa vienense, quickstep, slow fox, tango internacional;
- Danças Latinas: samba, cha-cha-cha, rumba, paso doble e jive;
- Dez danças: reúne as seções Standard e Latina, citadas acima;
- Rock & Roll: inclui rock & roll, boogie-woogie e lindyhop, e seguem o regulamento da WRRC (Confederação Mundial de Rock & Roll)
Técnica e Arbitragem em Dança Esportiva
No decorrer dos cem anos de desenvolvimento do esporte, a técnica dos dançarinos foi refinada a ponto de refletir da melhor forma possível as características particulares de cada dança através dos elementos técnicos típicos. Critérios de avaliação têm sido desenvolvidos com o intuito de tornar o esporte mais transparente. Os árbitros devem avaliar os pares de forma comparativa, aplicando os seguintes critérios:

- timing  e ritmo: o critério prioritário; onde ficará mal colocado o casal que errar repetidamente (ficar fora do ritmo), comparativamente com outros casais que estiverem no timing  correto;
- linhas corporais: refere-se ao par como uma unidade (equilíbrio do casal);
- movimento: respeitando a técnica e a característica de cada dança;
- interpretação rítmica: inclui coreografia e interpretação;
- trabalho de pés: qualidade e controle;
- floorcraft: utilização do espaço de forma a evitar interrupção de sua coreografia ou dos demais.
  • Dança esportiva no Brasil
  • Formada em 2005, a Confederação Brasileira de Dança Esportiva  CBDance  foi criada para difundir o esporte e inserir o Brasil no contexto mundial da Dança Esportiva. Seguindo as normas adotadas pela International DanceSport Federation IDSF , a CBDance pretende estimular a prática da Dança Esportiva, formar multiplicadores, organizar competições de âmbito nacional, criar um ranking nacional e preparar atletas para representar o Brasil em competições internacionais.
    A Dança Esportiva é uma modalidade na qual casais dançam sob um enfoque esportivo, sendo esta muito praticada e difundida em diversas partes do mundo, há cerca de cem anos. No entanto, no Brasil a Dança Esportiva está apenas surgindo e, com o intuito de difundí-la, a CBDance vem trabalhando, realizando copas, cursos e buscando parcerias.
    Em 2006 houve o primeiro curso internacional, uma semana com a presença do treinador Marco Sietas.
    Em 2007, foi realizado o I Congresso Internacional de Dança Esportiva, com uma semana de aulas com a treinadora Eva Angues, o I Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva e a realização de exame para a primeira certificação internacional: Treinador em Danças Latinas classe E.

  • Presidente: Carla Salvagni
  • Vice-presidente: Cleuza Maria de Almeida
  • Secretário-geral: Peng Wong Cheung
  • A história da Dança Esportiva até os dias de hoje
    A dança de salão surgiu na Europa entre o fim do século XVII e o início do século XIX, inicialmente entre as classes mais altas que participavam de eventos sociais e bailes.
    Entre os séculos XIX e XX, a dança de salão popularizou-se e lotou os salões públicos de dança. Já em 1909 foi realizado o primeiro Campeonato Mundial.
    Em 1924, na Inglaterra, foi criado o setor de Dança de salão da Imperial Society of Teachers of Dancing (Sociedade Imperial dos Professores de Dança); sua missão era padronizar a música, os passos, e a técnica de dança de salão. Ao longo dos anos, a dança de salão estendeu sua popularidade por toda a Europa, Ásia, África e América do Norte.
    Em 1935 surgiu a Federação Internacional de Dançarinos Amadores, que, tendo em vista o caráter cada vez mais esportivo da atividade, passou a adotar o termo Dance Sport (Dança Esportiva) em 1988 em suas competições.
    Em 1990, mudou seu nome para International DanceSport Federation  IDSF (Federação Internacional de Dança Esportiva). Em 1997 tornou-se membro efetivo do Comitê Olímpico Internacional  COI e reconhecida como modalidade olímpica. Foi apresentada nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e faz parte dos World Games desde 2001.
    Por sua beleza visual, está entre as modalidades mais transmitidas na TV dos EUA e Europa. Seus eventos costumam ser transmitidos para mais de 150 milhões de lares em todo o mundo e contam com patrocínios expressivos.
    IDSF:
  • Presidente: Carlos Freitag
  • Vice- Presidente: Lukas Hinder
  • Segundo vice-presidente: Natasa Ambroz
  • Secretário Geral: Marco Sietas
  • Alguns filmes ajudam a divulgar e criam certa curiosidade sobre o tema e
    ajudam a divulgar a dança esportiva.
    Richard Gere e Jennifer Lopez em
    Shall We Dance? .

    Paul Mercurio e Tara Morice em (Strictly Ballroom)